Resposta as Dúvidas Frequentes

Serviços de Cemitério

 

• Documentação e procedimentos necessários para os serviços de cemitério

 

Cremação

Nosso Crematório já está em pleno funcionamento

O que é a Cremação?

A Cremação é um procedimento que reduz o corpo a cinzas. Através de um forno crematório de humanos, a uma temperatura de aproximadamente 1000°C, desenvolvido especificamente para esse fim. Esse processo só pode ser feito 24 horas após o óbito e demora de 2 a 3 horas, dependendo de cada corpo.
Ao final do processo, restam apenas cinzas e alguns fragmentos ósseos, que são triturados para que os grânulos fiquem perfeitamente uniformes e sejam entregues aos familiares.
Qual o destino das cinzas?
O destino das cinzas é sempre uma opção da família, podendo ser levada para casa, dispersar em algum local que tenha significado especial para o falecido, ou ainda mantê-las em um local especialmente feito para armazenar a urna cinerária, que chamamos de Sala de Cinerário ou Columbário, que fica localizado no Crematório.
• O processo de Cremação contamina o ar?
Não. O forno possui uma câmara secundária que requeima os gases provenientes da combustão impedindo a poluição atmosférica.
• O velório é diferente?
A família pode optar pelo velório tradicional, da forma convencional, independentemente se o falecido será sepultado ou cremado. O velório pode ocorrer normalmente e, no caso da família optar pela cremação, o corpo é levado ao Crematório posteriormente.
O Diferencial do velório normal é que na cremação a família, poderá prestar uma homenagem ao ente, o Crematório Portal da Saudade dispõe de Sala Cerimonial, totalmente climatizada, com musica ambiente, capacidade para até 100 pessoas sendo (35)sentadas.
• Como é feita essa homenagem?
Um vídeo e/ou fotos poderão ser apresentados (desde que previamente fornecidos a administração), falando sobre a vida do falecido, e projetado em 01 TV 52” com música escolhida pelos familiares.
Após a cerimônia, a urna mortuária descerá por um elevador, simulando o sepultamento. Todo esse processo poderá levar de 20 até 30 minutos.
Depois disso, o corpo é encaminhado para a sala de cremação.
A família poderá receberá as cinzas 15 (quinze) dias úteis após a cerimônia.
• Existem restrições quanto à cremação?
Qualquer pessoa que desejar ser cremada deve ter esse direito assegurado. Há apenas a restrição em caso de morte violenta, quando a cremação só pode ser feita com autorização judicial.
Além disso, a vontade precisa ser expressa à família ainda em vida, pois, mesmo que o falecido tenha deixado documentada a vontade de ser cremado, se a família (seguinte a ordem de descendentes obrigatória) não autorizar a cremação não poderá ser realizada. Além disso, restos mortais (ossos) de falecidos já sepultados também podem ser cremados.
• Por que a cremação é a melhor opção?
Existem diferentes motivos que levam a concluir que a cremação é mais aconselhável que o sepultamento. O mais importante deles é a preservação do meio ambiente.
Além da cremação de ser uma opção mais simples do que um sepultamento convencional, será no futuro próximo a alternativa mais viável para solucionar, inclusive o problema de superlotação em qualquer cemitério.
Outro dado relevante é o significado para as famílias, onde a  tendência que tem sido observada, e a preferência pela cremação de restos mortais de seus entes queridos ao invés do depósito dos mesmos em  ossuários.

 

 

• Observações importantes:

Os familiares deverão ser informados que o falecido seja entregue sem nenhuma jóia ou objetos de valor;
Os corpos embalsamados deverão ser feito com produtos que não prejudique o processo de cremação;
O autorizante pela cremação deverá providenciar a retirada prévia de marca–passo pelo médico, ou equipamentos congêneres, do corpo do falecido;
Tecidos como: nylon, polímeros de teflon e outros usados em roupas ou em adornos deverão ser evitados e sapatos com sola de borracha;
Em caso de dúvida, no âmbito religioso quanto à anuência a essa prática, orientamos que o familiar procure seus respectivos lideres religiosos.